A visita de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, aos EUA, provavelmente com a ajuda de alguns cêntimos do meu subsídio de Natal e de férias, destinado a promover a imagem de Portugal, permitam, eu dispenso. Preferia esses cêntimos de volta ao meu bolso.
Caramba, para não dizer outra coisa, é tempo da solidariedade lusa custar a todos. Se os senhores que vivem nas américas têm BI nacional, que tal um imposto para ajudar ao calote??? A começar, poderiam fazer uma vaquinha e pagar a deslocação de Sua Excelência.
Se há língua, se há Camões, Vascos da Gama, ranchos floclóricos, vira minhoto, pastéis de Belém, bacalhau e Benficas, então que haja também vergonha na cara pela imagem dum país de mão estendida à Europa por andar de calças na mão.
Eu sei que me dirão que já pagam os impostos nos países onde trabalham, que são esses países que lhes pagam a saúde e a educação e fazem as estradas por onde rolam os cadilac's. Eu sei isso muito bem. Contudo, fica no ar a pergunta, o que é uma nação: as gentes? o território?
Se Portugal é efetivamente este retângulo europeu, habitado sensivelmente por pouco mais de 10 milhões de almas cheias de dívidas. Só me resta dizer: "Perdoai-nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores".
Sem comentários:
Enviar um comentário