Giovanni Bottero (1543-1617),
clérigo italiano versado também em questões políticas e de economia, deixou um livro muito interessante chamado Relationi Universali.
Vem isto a propósito dos ataques de patriotismo que se têm observado ultimamente entre os nossos políticos, diz-se que dumas aventuras épicas de uns nossos antepassados, de quem, supostamente, nos achamos herdeiros.
Ensinaram-nos tanta coisinha e, graças a Deus, tão exagerada ou então tão diminuta, que foi preciso chegar ao séc. XXI, e através deste mundo virtual, termos acesso a tudo o que, então, os outros europeus sabiam de nós e daquilo que tínhamos feito ou andávamos a fazer.
E já não dá mais para encobrir, a não ser que se queira ficar no orgulhosamente sós. Basta ir a "archive.com" e está lá tudo, perdão, quase tudo, mas não faltará muito tudo mesmo. E adeus a bibliotecas, com funcionários antipáticos que transportam nas mãos relíquias por especial favor.
Curioso, diz Brotero que os índios do Chile só sabiam contar até cinco; Vieira acha isso uma grande vantagem, os nossos índios, supostamente os do Brasil, sabiam contar até três. Ainda por cima, por especial milagre, teriam o caminho aberto para o entendimento do nome da Santíssima Trindade, que ao dogma nem Santo Agostinho lá chegou. A mim, parece-me que já nem até um conseguimos contar, tudo que se passa à volta é negativo.
Representará a Net o fim do INDEX, julgo que sim. Já agora, cuidado, há um outro Index, a maioria destas obras está em Latim e uma parte considerável destes textos está por traduzir.
Sem comentários:
Enviar um comentário