Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



domingo, 12 de fevereiro de 2012

Guimarães Capital Europeia da Cultura

        Tomemos uma definição de cultura aqui à mão da Wiki: Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
      Vem isto a propósito da manifestação de cultura da travesseirada a que se assiti na TV. Sinceramente, por mais que olhe, nesta definição, não imagino onde possa enquadrar tão importante manifestação cultural. Crença? Arte? Moral?? Costume? Talvez o último. Acrescentaria costume adolescente, infantilidade.
        O que me incomoda mesmo é o que corre aqui pela net sobre o orçamento desta capital e dos nomes envolvidos para darem supostamente ideias. Não imagino por ande o resto, mas a fazer fé na badalação, a coisa tem sido assim a modos de coisa parecida a arraial minhoto.
        Mas confesso sinceramente que, para arraial minhoto e sardinha assada, não era necessário tanto gasto, bastava reservar a Quinta da Malafaia ou a Quinta de Santoinho, com ou sem Quim Barreiros, à vez. Plástica sim, mas ainda haveria qualquer coisa que enquadrar na Wiki. 
        É pena, e não só penas de gansos. Pior ainda, serão antes penas de tansos que, em nome duma suposta originalidade, que acabam por cair numa barracada sanjoanina onde realmente não se aprende nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário