Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quinta-feira, 1 de julho de 2010

Campeonato do Mundo em 1664

       O Padre António Vieira escrevia em 25 de Janeiro de 1664 o seguinte, bem a propósito duma guerra mais a doer entre Portugal e Espanha: "Não deixará de pasmar o mundo, vendo que toda a potência de Espanha armada contra Portugal dá tão pouco cuidado aos nossos príncipes, que lhes não tira o divertimento da caça, nos mesmos meses em que se preparam as campanhas."
         Eu não queria ser tão mauzinho, mas não resisti em fazer algumas analogias entre este excerto da carta e o caso do nosso exército futebolístico. Vejamos então quem são os nossos príncipes ou, se quisermos, o nosso príncipe, claro, Cristiano Ronaldo. E que cuidados, por outras palavras, que divertimentos e de que caças se fala aqui, que tanto os distraíram na preparação das campanhas? Será que foi isto, a Senhora Dona Irina Shayk?

Sem comentários:

Enviar um comentário