Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sábado, 5 de junho de 2010

As Monita Secreta

   A propósito da reunião de Bilderberg, da suposta ligação deste clube aos judeus do capital, ou inclusive da presença dos jesuítas por detrás deste susposto domínio do mundo e dos povos, há opiniões e gostos para todos os feitios. Impõe a seriedade científica que os mesmos não sejam tratados como normalmente é feito na maioria das publicações, insinuando verdades absolutas e dados objectivos.
   Todavia, isso não implica que o romance, enquanto espelho da sociedade o faça. Por isso, em a Corda de Judas Iscariotes, a passagem pelas Monita Secreta, documento anónimo de 1614, originalmente intitulado como "Monita privata Societatis Iesu", opúsculo destinado a dar instruções aos jesuítas sobre a maneira de alcançar o poder e as riquezas, e que tão prejudicial acabaria por ser à imagem da Companhia, pertence ao espaço do verosímil. Não passando além de uma engenhosa recriação da forma como o opúsculo poderia ter chegado a um importante grupo do Judaísmo Sefardita. Note-se, contudo, que a passagem do possível autor polaco das Monita pela Turquia não é de desprezar e tem um rigor histórico aceitável. Voltaremos a este assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário