Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fazer Dívidas Eternamente

O que eu estudei sobre pagar dívidas
Na verdade nunca estudei nada. Aprendi o que o meu pai me ensinou, juntei-lhe o bom senso, temperado com a vergonha na cara.
E cheguei a esta conclusão digna de conferência entre os alunos mais doutos em ciência política: Quem não paga... é caloteiro. Quem não paga e deixa as dívidas para os seus descendentes é caloteiro ao quadrado. Ou seja, quem deixa dívidas ad eternum é caloteiro à quinta potência.
Na verdade, depois de muito pensar e meditar sobre a coisa, que mais não é do que pedir eternamente dinheiro sem saber como pagar, só mesmo na imaginação duma criança é que tal seria possível. A não ser que, vamos lá ser mais claros do que as brancas que cobrem cabeças com idade para ter algum juízo, o dinheiro seja roubado; ou, por milagre sei lá donde, caia da árvore das patacas.
Ora, pataqueiros há muitos, pode ser o morto que deixou uma herança; pode ser duma viúva rica a quem se deu o golpe do baú; pode ser dum trabalhinho e duma cunha por baixo da mesa, enfim, mil e uma formas de arranjar dinheiro que, não sendo propriamente roubado, cheira a mofo, para não dizer a coisa mais feia.
Vem tudo isto a propósito duma célebre frase de Salazar, ouvi dizer que era de Salazar, não tenho provas, mas pelo toque deve ser verdade. Dizia o tal economista, que ao que se sabe até dava aulas de economia, que os países são como os homens. São invejosos, são interesseiros, vigaristas e até ladrões. Um que eu conheço muito bem até foi assassino do mais reles que algum dia a Humanidade teve a infelicidade de ver. 
Quem me dera que Salazar tivesse razão, mas quem me dera, olha agora eu a individar-me eternamente com a preocupação de criança em pagar essas mesmas dívidas.
Ele há cada cabeçorra pensante!!!!!!!!!!!!!!!!!  

Sem comentários:

Enviar um comentário