Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 10 de abril de 2012

"Àquele a quem muito se deu, muito será pedido"

      Acho que a citação do Evagelho de Lucas 12,48 encaixa que nem uma luva ao senhor Dr. Mário Soares.
     Passo à exegese: "Àquele a quem muito se deu". Na verdade, até prova em contrário, ainda não sei muito bem o que o dito senhor me deu, mas sei com toda a certeza aquilo que lhe estou a dar. Vejamos, carro, motorista, quase de certeza combustível, ah!!!! já me esquecia, se calhar portagens e, pasme-se, pago-lhe as multas. Que quer o nosso ex-presidente que lhe pague mais, a biquinha na estação de serviço ou uma mijinha se o urinol também for a pagar?
     Já não há paciência depois de esgotados os direitos adquiridos!!! E passo à exegese de Lc. 12, 48, "muito será pedido."  E creia-me, senhor doutor Mário Soares, que vou ser muito comedido nos meus pedidos para tão beliscar os sacossantos direitos estabelecidos nas leis, que o senhor e os seus amigos fizeram para se recompensarem. Muito sinceramente, penso no seu motorista, o mexilhão que mais uma vez ficou entalado, com a carta apreendida. Aceitemos, deveria ter desobedecido a Vossa Excelência; e vá que não vá, pague a multa o zé pacóvio que não vai ficar mais pobre por causa disso. Agora, pergunto, muito será pedido se Vossa Ilustre Senhoria ficar sem motorista e sem automóvel do estado durante o tempo da apreensão da carta?
     Julgo que não e, aqui para nós, talvez dê para pagar a multa ou mais qualquer coisinha para ajudar o zé pacóvio a pagar a crise.

Sem comentários:

Enviar um comentário