Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago

        Soubemos hoje que morreru José Saramago. Paz à sua Alma.
        Esta é a violência do Cristianismo que nos faz diferentes de todos os outros. Perante a morte, só temos esta resposta. Mesmo que esses outros a tivessem recusado sempre.
        De José Saramago disse tudo o que tinha a dizer. Vive a sua obra. Da minha parte agradeço-lhe O Memorial do Convento, O Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes e a Caverna. Poderiam ser outros, mas os gostos não se discutem. Olha, Saramago, um dia que adoptar um cão vadio também lhe vou chamar Achado. Afinal a vida é toda ela um achado, tudo depende da forma como a achamos.
       Desejo que se enterrem todos os machados de guerra, que a obra do artista seja estudada pelos críticos de forma objectiva, com o rigor dos estudos linguísticos e literários. O futuro dirá que lugar deve ocupar entre o nosso panteão.

2 comentários:

  1. Secundando o post, Deus lhe dê o eterno descanso.
    Linguístico-literariamente espero maior apego à tradicional forma «bíblica» de pontuação e maior respeito por motivos que nada pedem à respectiva elevação.

    ResponderEliminar
  2. E não terá sido também Saramago um achado?

    ResponderEliminar