Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 30 de novembro de 2010

O vencedor do Prémio Leya 2010 é...

     Segundo as últimas notícias, o vencedor do Prémio Leya 2010 é a incapcidae de 300 e tal escritores não perceberem nada da coisa. Até à data, em mais de mil obras a concurso, ao longo de três anos, só dois conseguiram tal feito. Eu já li as duas vencedoras e algumas das finalistas e, sinceramente, não vi muito bem onde está uma diferença tão grande que justifique tal distinção.
     Por isso, volto à carga. Só posso entender o mistério do Prémio Leya quando for publicada a lista de todas as obras finalistas desde o início. O ideal seria de todos os concorrentes, mas isso não é possível pelo facto de ser uma prova cega, ficando no anonimato quem não é finalista. Até prova em contrário, mantém-se muito pertinente a sondagem deste blogue, que estava a prever este desfecho, com a hipótese de que não seria atribuído este ano o referido prémio pelo facto de não se encontrar como candidato um autor com peso comercial já constituído.

4 comentários:

  1. Caro amigo Carlos Maduro:
    Fiquei aterrado com o resultado deste concurso Leya !
    Bem que você dizia que eles nem iam escolher a ninguém!
    Acredito que o que tenha acontecido é que o júri tenha votado deve ter decidido pela vendabilidade,em detrimento 'a qualidade-acho que, no fundo, no fundo, o que deve ter acontecido por trás dos bastidores é o seguinte:a Leya queria porque queria premiar algum consagrado e/ou famoso, mas como provavelmente os quatro selecionados deviam ser todos de escritores(as)anônimos/desconhecidos, eles devem ter ficado revoltados e decidido não premiar a ninguém,igualzinho a uma criança birrenta!
    Interesses escusos,misteriosos, dinheiro correndo,corrompendo a qualidade literária, o que para eles é o que menos importa.Eles não querem qualidade.Eles querem lucro.Só lucro.E os escravos do lucro são os primeiros a ir para o inferno...
    Olha, acho que este resultado é uma grande vergonha para a Leya, manchando a Literatura Lusa,de tanta tradição.Aliás, uma falta de vergonha na cara, pois se os jurados da Leya tivessem alguma, teriam escolhido uma obra vencedora!
    Não é só um desrespeito e uma boçalidade,uma infâmia,o que estes senhores fizeram(provávelmente sobre pressões sub-reptícias e corruptas de instâncias superiores),é uma afronta, um insulto a todos os concorrentes e 'a própria Literatura de língua portuguesa!
    Só posso, Caro amigo Maduro, lhe dar razão em todas as suas críticas 'a Leya e ao concurso dela, se eu soubesse na época que fosse ser uma palhaçada destas, nem teria concorrido!Sem dúvidas, sua postura neste assunto merece os meus mais sinceros elogios.Eu deveria tê-lo conhecido antes,e nem ter entrado no concurso mais vergonhoso da face da Literatura!
    Abraços de seu amigo,

    Cristiano Camargo

    ResponderEliminar
  2. Caro Cristiano,
    Não imagina quanto lamento que isto tenha acontecido. Em primeiro lugar sou um patriota, mas, como já lhe tinha dito, tenho vergonha que isto aconteça a partir do meu país.
    A ideia era boa desde o início, se ganhava um brasileiro, moçambicano, angolano ou português era indiferente. Somos todos filhos da mesma Língua, seria ridículo e mesquinho ver aqui competição.
    Agora levarem todos uma lição de "idiotas e leigos" em nome, tenho a certeza, da publicidade, das amizades e dos lucros, é de lamentar.
    Mas mais de lamentar ainda é o silêncio da comunicação social nesta matéria. Os grandes sempre protegem os grandes e os pequenos parece que têm medo.
    Obrigado, meu caro amigo, por juntar a sua voz à minha.

    ResponderEliminar
  3. Carlos, no começo quando via suas críticas à leya fiquei bastante cético. mas depois desse resultado devo reconhecer que você tinha toda razão em tudo o que dizia. A lógica do lucro a todo custo está por detrás daquela instituição em detrimento da qualidade. Junto minhas impressões às suas. É um absurdo eles concluírem que de mais de 300 autores pelo menos um não merece ser publicados na editora bonitona deles. É desqualificar completamente a lígua portuguesa e as pessoas que fazem literatura nesse belo idioma. Uma afronta e uma ofensa. Estou muito envergonhado com isso. Se soubesse, também não teria gasto meu dinheiro com impressão e envio de trabalho. Teria comprado livros para mim.

    vergonha!

    ResponderEliminar
  4. Caro Evandro,
    Fico contente por este reconhecimento que vem sendo feito por diversas pessoas. Acho que nesta altura está aqui a nossa força. Não ter vergonha de se dizer que fomos concorrentes, afirmar a qualidade daquilo que fizemos face ao insulto que nos foi feito.
    Repito, seria bom que essa denúncia fosse feita por todos os concorrentes desde 2008 e não só pelos de 2010.

    ResponderEliminar