Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



segunda-feira, 15 de março de 2010

O Padre António Vieira


A presença do Pe António Vieira nesta saga é incontornável. No caso concreto da acção do romance "A Corda de Judas Iscariotes", nem tão pouco foi necessário recorrer por inteiro à ficção para situar o ilustre Jesuíta em movimento pelos diferentes locais da Europa e em diálogo com algumas das personagens históricas que abrilhantam este romance.
O autor deu-se inclusive ao trabalho, para não dizer ao luxo, de precisar temporalmente e geograficamente alguns dos encontros. Figuras de que voltaremos a falar, como Cosme III de Médicis e Menassés Ben Israel, fazem parte dos trabalhos biográfios sobre António Vieira. E os diálogos, no conjunto, foram reconstruídos a partir da documentação existente, nomeadamente das Cartas.
Até onde foi, ou até onde poderia chegar o visionarismo de Vieira e o seu espírito irrequieto em pretender agir e influenciar o decurso da História é a pergunta que se coloca nesta obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário