Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Albano - Itália

      Entre os muitos lugares da acção, uns com mais rigor histórico, outros mais próximos da ficção, quero destacar Albano. O Padre António Vieira esteve em Albano em tratamentos que poderíamos considerar hoje como termais. Dá disso notícias nas suas cartas, tendo enviado inclusivamente algumas desta localidade italiana.
      O sítio passaria despercebido se não ficasse localizado nas proximidades de Castel Gandolfo, local onde fica também a residência de férias do Papa. Torna-se assim num espaço de particular simbolismo, indepentemente de João Paulo II, ou mesmo Bento XVI, o procurarem para descanso.
      A paisagem é impressionante, o local é romanesco por excelência, que maquinações teria feito Vieira em Albano é a pergunta que se levanta em a Corda de Judas Iscariotes.

Sem comentários:

Enviar um comentário