Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



domingo, 18 de abril de 2010

José Mendes

    A estrutura narrativa de "A Corda de Judas" organiza-se em alternância, estruturando-se à volta de dois tempos, os séculos XVI e XVII e o século XX. 
    No primeiro tempo, as personagens são históricas; no segundo, são ficcionais. De qualquer forma, houve o cuidado em associar as personagens do mundo moderno a lugares e a acontecimentos muito precisos. É o caso de José Mendes, jovem estudante em Genebra, oriundo de uma família com raízes no Norte de Portugal, nas proximidades de Vinhais.
   Esta associação não surgiu ao acaso, houve a intenção de associar a personagem da ficcção a pessoas históricas do presente, as quais, por motivos óbvios, não serão identificadas, reservando-se assim um espaço à criatividade e à imaginação do leitor. Mesmo que qualquer aproximação com a realidade seja mera coincidência, esta não será tão pura como normalmente se faz crer.

Sem comentários:

Enviar um comentário