Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Inquisição

     O Tribunal da Inquisição é uma das personagens colectivas da "Corda de Judas". A presença desta instituição na obra é levada a cabo por um autor que não esconde as suas convicções religiosas. Assume-se como Católico e, enquanto tal, de forma tolerante e com respeito pelas outras convicções. A abordagem desta temática é feita de forma esclarecida, sem pretender ocultar crimes, mas também sem vergonhas e, muito menos, sujeito aos lugares comuns e estereótipos que se criaram à volta desta fase da História.
      Em todos os tempos e em todos lugares existiram homens a quem a intolerância cegou; do mesmo modo houve outros que foram surpreendentemente modernos. Essa é uma das maiores tragédias da História dos homens que continua sem resolução. O que seria o mundo hoje sem a intolerância entre cristãos e judeus é uma das questões que é levantada nesta obra. 
      Mais do que uma marca do tribunal da Inquisição destinado a assinalar todos aqueles que eram mal convertidos à fé cristã, o sambenito carrega também todo o peso dos séculos entre dois povos, duas culturas e duas religiões tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário