Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mundo velho

            Encontrei esta citação em Vieira, na Clavis Prophetarum:

            Numa carta de S. Cipriano a Demetriano, afirmava: "Deves saber que o mundo já entrou na velhice; já não se ergue com as forças com que antes se erguera nem tem aquela força e vigor com que antes se mostrava robusto. O próprio mundo já diz isto e o seu ocaso prova-se com o testemunho das coisas que vão decaindo."
            Ditas assim as coisas, no tempo do Velho S. Cipriano, que não tem nada a ver com os bruxos, o mundo estava velho. Ora, para quem não sabe, S. Cipriano é um padre a Igreja dos inícios do Cristianismo. A ser assim, como estaria hoje?00 De cócoras... Mas não restem dúvidas, está mesmo. Melhor, eu acredito que não, nós é que ficámos todos de cócoras, para não dizer doutra forma. Que, nestas coisas de posturas, desde que a Alemanha perdeu a guerra ficou tudo dito. 

Sem comentários:

Enviar um comentário