Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os novos judeus

     E ainda dizem que a história não se repete...
     A tão badalada fuga de capitais portugueses para a Holanda só pode espantar os ilustres distraídos. Lembrando Vieira, que tão preocupado se mostrou com esta sangria, posso perguntar, mas porque não fugiram para a França, mas porque não fugiram para a Itália, mas porque não fugiram para a Alemanha? 
     A resposta continua a ser mesma, porque os piratas continuam a viver na Holanda e os portugueses em Portugal. E não me venham agora com as tretas do costume, da Inquisição, da intolerância em relação aos judeus, do atraso multi-secular. Repito, tretas, somos assim e continuaremos a sê-lo, duvido que algum dia aprendamos. 
     A receita está no velho Jesuíta, mais certeira que quantos congressos e colóquios de ilustres economistas se possam organizar, unicamente pedia que fizéssemos como eles. Eu ia um pouco mais longe, para pirata, pirata e meio. Mas que se há de fazer, temos efetivamente uma história longa, mas nada conseguimos aprender com ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário