Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Largueza

     Este post é dedicado a um amigo frequentador deste blog, o Domingos. Disse-te que em breve ia dar-te notícias, pois vou dá-las antecipadamente. O comentário ao texto da Corda de Judas é duma pessoa que conheci através aqui destas conversas e que me enviou este texto dizendo explicitamente que referisse o nome dele. Como sei que és bom transmontano e sendo ele um bom ribatejano, acho que vais gostar não só do elogio que me faz, mas principalmente a nós todos. Às vezes pensamos que o país está dividido, mas aqueles que são verdadeiramente regionalistas têm uma ideia da coesão nacional que os iluminados do centralismo de Lisboa e do Porto estão longe de entender. Aqui vai mais um comentário do autor a epopeia "Largueza", largueza de horizontes, de espírito e de verdadeiro patriotismo.


      Meu Caro Amigo

      Isto já vai atrasado... mas é actual!
      Ontem fui jantar a Vila real com um grupo de tertulianos habituais de um portal cinegético, gente de cultura que lê e escreve, além de caçar. Um deles possuidor da maior biblioteca cinegética de Portugal, talvez da Península... escritor, médico, homem de idade e de um espírito notável, como é tradição nos médicos de província!
      O tema da reunião, entre outros até de cariz gastronómico, foi o de recolher e fazer publicar um diccionário (ainda nos falta o título) dos termos cinegéticos e venatórios ou que se liguem com esta actividade, de Norte a Sul e ilhas. A diversidade e riqueza é imensa e nunca tal foi feito, sendo um contributo para a nossa cultura e língua.
      A propósito se falou no mirandês, em terras de judeus e coisas antigas, e eu aproveitei para exibir (vanitas vanitatum...) o meu recém-adquirido saber sobre estas coisas, através da leitura deste extraordinário livro "A Corda...", e encontrei nos meus confrades transmontanos, o saber e conhecimento das coisas que nele li, até sobre o ladino! É engraçado porque se referem aos judeus como "marranos", e assim pude constatar que nos meios mais improváveis (para alguns...) ainda há saberes de culturas antigas e que de facto fazem a nossa memória enquanto povo.
       Pelo menos um, leu "A Corda..." e os demais conheciam o livro e o tema, gente interessada na sua história e região.
      Bem-hajam os que se preocupam com a nossa história, o que de resto se reflecte em nós e no empreendimento que decidimos levar por diante.
    Cumprimentos a todos!

     António Luiz Pacheco







2 comentários:

  1. O dedicando agradece a dedicatória ao dedicador, como lhe agredeço a amizade, a memória, a obra e, a Deus, a sua existência. De António Luiz Pacheco recordo a impressão que me ficou da primeira observação da capa, que fiz neste blogue, do seu livro «Largueza»: Largo mesmo só o é todo o céu e toda a terra.

    ResponderEliminar
  2. Em contraponto ao título do post...Portugal é mesmo pequenino:) (no bom sentido:)

    ResponderEliminar