Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sábado, 8 de janeiro de 2011

O Prémio Leya e Manuel Alegre

     Manuel Alegre tem vindo a fazer parte do Júri do Prémio Leya, é, inclusive, o Presidente. Julgo que ninguém qustionará a nomeação. A ser questionado seria pelo facto deste prémio ser destinado ao Romance. Conhecemos alguns trabalhos em prosa do ilustre poeta, mas...
      Provavelmente, estes membros do júri terão remunerações. Não sei... talvez gratificações...
     Partindo dos comentários que correm pelos jornais e do próprio Manuel Alegre, estas gratificações, quando existem, dizem respeito ao trabalho literário, diríamos artístico. Não me custa nada admitir que trabalho de Presidente de Júri dum prémio literário também aqui possa estar enquadrado.
     Mas tudo assim seria se o Prémio Leya fosse efectivamente um Prémio Literário que desde o início respeitasse escrupulosamente aquilo para que foi criado. E, mais uma vez, na minha opinião, e sem querer estar a fazer juízos de intenção, acho que Manuel Alegre deveria renunciar a este cargo, pois está mais uma vez envolvido numa forma disfarçada de fazer publicidade a um Grupo Editorial que lança um Prémio que na realidade não existe. 

1 comentário:

  1. Vo fugir um pouco ao post...

    Confesso que até gosto da literatura produzida por Alegre (quer prosa quer poesia) desde sempre não me convenço que quem escreve...não é Alegre...


    Parece estúpido, eu sei. Mas não diz a bota...

    ResponderEliminar