Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

As Fogaceiras

       Vai decorrer em Santa Maria da Feira uma festa em Honra do Mártir S. Sebastião. Poupo-me a falar do Santo, que admiro, pois ouvi anos a fio distintos oradores sagrados a descreverem, em tom inflamado, as virtudes do Santo e as milagrosas recuperações do corajoso soldado, hoje seria masoquista.
       Padroeiro afamado contra as pestes, junta-lhe a tradição feirense uma doçaria regional, agradável, diga-se de passagem, a que se chama fogaça. Come-se a fogaça e "zás", não entra mais a peste em nossas casas.
      Só que a peste hoje em dia mudou, há que adaptar aos tempos, a peste é quem nos governa e quem nos assalta a carteira. Eu, cá por mim, este ano não vou nessa. O Santo que me perdoe, mas enquanto não fizer outro milagre, não lhe volto a comer a fogaça. Ai, meu Deus, este Português faz de nós hereges à força.

1 comentário:

  1. Herege!!!

    lol

    Não comemos fogaças...Porque não há dinheiro:)

    A peste de hoje é mais complicada de irradicar; estão que nem lapas...

    Talvez umas fogaças pelo...acima...Mas mesmo assim: ele habituam-se rapidamente:)

    ResponderEliminar