Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Quem são afinal os portugueses?

       A visita de Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, aos EUA, provavelmente com a ajuda de alguns cêntimos do meu subsídio de Natal e de férias, destinado a promover a imagem de Portugal, permitam, eu dispenso. Preferia esses cêntimos de volta ao meu bolso.
     Caramba, para não dizer outra coisa, é tempo da solidariedade lusa custar a todos. Se os senhores que vivem nas américas têm BI nacional, que tal um imposto para ajudar ao calote??? A começar, poderiam fazer uma vaquinha e pagar a deslocação de Sua Excelência.
      Se há língua, se há Camões, Vascos da Gama, ranchos floclóricos, vira minhoto, pastéis de Belém, bacalhau e Benficas, então que haja também vergonha na cara pela imagem dum país de mão estendida à Europa por andar de calças na mão.
     Eu sei que me dirão que já pagam os impostos nos países onde trabalham, que são esses países que lhes pagam a saúde e a educação e fazem as estradas por onde rolam os cadilac's. Eu sei isso muito bem. Contudo, fica no ar a pergunta, o que é uma nação: as gentes? o território?
     Se Portugal é efetivamente este retângulo europeu, habitado sensivelmente por pouco mais de 10 milhões de almas cheias de dívidas. Só me resta dizer: "Perdoai-nos, Senhor, as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores".  

Sem comentários:

Enviar um comentário