Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



domingo, 16 de maio de 2010

A Cabala

      Cabala, também conhecida por outras formas de escrita: Kabbalah, Qabbala, Cabbala, Cabbalah, kabala, kabalah, kabbala é tão misteriosa como as diferentes formas de escrita. Poderemos encontrar dezenas de definições e nenhuma nos diz o que realmente é a Cabala, pelo simples facto de ser uma sabedoria que investiga a natureza divina. No entanto, se repararmos no significado etimológico,  a  Kabbalah (קבלה QBLH) é uma palavra de origem hebraica que significa recepção.
     São vários os romances que abordam esta temática e as pesonagens que a envolvem, os cabalistas, entre nós o mais conhecido talvez seja o ´"Último Cabalista de Lisboa" de Richard Zimler. A Corda de Judas Iscariotes não vai revelar os segredos da Cabala, mas acrescenta um novo dado, na medida em que desenvolve a possível ligação da Cabala às sociedades secretas da actualidade. Cabala, na perspectiva do autor é essencialmente luz, o conceito é muito vago, mas simbolicamente é o que melhor exprime o acto de recepção e de descoberta da natureza divina.
     Aliás, se tivermos em conta  as experiências dos maiores místicos, de que Santa Teresa de Ávila é um dos melhores exemplos, todas elas se aproximam de experiências cabalísticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário