Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 25 de maio de 2010

Esmirna

      Esmirna é uma cidade que constitui um dos espaços centrais na acção da Corda de Judas Iscariotes. Por estranho que isso possa parecer, esta cidade da actual Turquia constitui-se num dos centros mais importantes no encontro de civilizações.  Poder-nos-íamos interrogar aceca destes locais que no passado foram o ponto de encontro da tolerância e do convívio pacífico entre culturas e religiões e que acabaram, nos dias de hoje, por tornar-se exactamente no oposto. Honra seja feita a Esmirna que ainda vai mantendo, dentro do que é possível, esta ponte entre o oriente e o ocidente.
     Por isso, de forma quase que natural, fomos econtrar nesta cidade toda uma história e um encontro de culturas que permitiram entender aquele que foi um dos movimentos messiânicos mais imporantes, a que chamámos o Movimento dos Sabatianistas de Esmirna. O convite fica feito, convite a percorrer a rua das sinagogas, mesmo que algumas delas se tenham transformado em casa de comércio de aves. Na imagem, uma gravura muito curiosa de uma das muitas sinagogas com o nome da "Sinyora", A Senhora, o mesmo que dizer Gracia Nasi.

Sem comentários:

Enviar um comentário