Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cimetière Israélite de Veyrier

      Não se pode dizer que a Corda de Judas Iscariotes seja um romance de cemitérios. Nada disso, antes pelo contrário. Os cemitérios nesta obra estão perfeitamente enquadrados ao serviço da narrativa. Um dos cemitérios aqui referenciados mais simbólico é o de Veyrier, em Genebra, na medida em que se encontra situado em dois territórios distintos, o francês e o suíço. A linha fronteiriça passa por entre os túmulos e o local pode trazer alguns inconvenientes aos visitantes em termos burocráticos, perdoem os nossos amigos judeus o humor negro, duvidamos que os traga aos residentes.
       O local merece todo o respeito não só pela função que desempenha de enterrar os mortos, mas principalmente por ter ajudado a salvar muitos vivos da perseguição nazi. Aviso desde já os leitores que, em caso de curiosidade em visitar o local, não devem transportar objectos susceptíveis de declaração aduaneira, conforme consta do aviso. Pergunta-se se para os vivos se também para os mortos.

Sem comentários:

Enviar um comentário