Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Florença e Cosme III de Médicis

      Florença é inseparável da família Médicis. Talvez muita gente ignore, mas o Padre António Vieira foi amigo de Cosme III, o célebre príncipe que percorreu uma parte da Europa e também Portugal para se instruir, tendo ficado próximo e amigo dos portugueses. Vieira admirava-o particularmente e terão trocado largas dezenas de cartas que desconhecemos.
    O Palácio Pitti ou Palazzo foi, sem qualquer margem de dúvidas, lugar de muitas conversas entre os dois. Hoje temaos a certeza de de que ambos tinham enorme curiosidade pela botância, Cosme era particularmente curioso em relação à flora tropical, e Vieira deveria ser um exímio conversador nessas matérias.
     Mas haveria necessariamente outras conversas, as conversas que "A Corda de Judas" tenta descobrir ou nem tanto. Alertamos para o facto de que, nesta passagem de Vieira por Florença, a margem entre a ficção e a verdade histórica é muito pequena.  

Sem comentários:

Enviar um comentário