Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sábado, 18 de dezembro de 2010

A Cozinha é um Laboratório

   Num Blog que fala de muita coisa, mas principalmente de livros, vamos lá às nossas propostas de prendas de Natal. O critério de escolha é unciamente um, a minha editora e alguns dos seus colaboradores. Como não conheço as obras todas, mas já conheço algumas e alguns dos seus autores, que me seja então perdoado ter preferência por estas que vou apresentar. E como estamos em época de festas de Natal, com todos os exageros da culinária que trazem, que tal começarmos pela cozinha? Considero mesmo que se alguma coisa existe em Portugal que faz de nós o Quinto Império do Mundo, não há dúvida que é na culinária, claro, em época de crise e falta de açúcar, sem tantos abusos e com alguma criatividade.     


  Com este livro gostaríamos de mostrar às pessoas que cozinham que a maior parte das directivas culinárias que têm recebido ao longo da vida têm uma razão – mas que também as há que não têm razão alguma. É importante questioná-las, tentar compreendê-las... As alterações que os alimentos sofrem durante os processos culinários têm justificações de base científica que a maior parte das pessoas desconhece. Daí que cada passo duma receita possa ser compreendido à luz de conhecimento científico. A cozinha é mesmo um laboratório! Compreender o que se passa quando preparamos um belo bife grelhado, com ovo a cavalo e acompanhado de batatas fritas pode não trazer grandes melhorias no resultado final, mas dá, por certo, algum prazer intelectual e faz-nos entender que as tais instruções são o resultado de um trabalho baseado no método da tentativa e erro levado cabo ao longo de anos e anos. Certamente já lhe disseram que a curiosidade matou o gato. Não vá nessa... Não tenha medo! Vamos decifrar conjuntamente alguns dos enigmas culinários que nos têm perseguido.


 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário