Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Fonte da Palavra

       Já falei aqui dos meus livros, é altura de apresentar a editora da Corda de Judas e de dar lugar a alguns dos meus, permitam a expressão, colegas desta casa tão prestável.


      A criação da Editora Fonte da Palavra vem no seguimento de um trabalho editorial que dura há 35 anos e também por uma exigência do mercado. Por vezes é necessário mudar e José Marques, editor vai para 30 anos, em conjunto com outras pessoas, decidiram que estava na altura de aparecer uma nova editora com outra dinâmica e com outra filosofia.
       José Marques já passou por alguns projectos editorais, uns mais conhecidos que outros, já esteve ao lado de grandes escritores e reconhece, neste novo projecto que nasceu no decorrer de 2009, poder vir a estar ao lado de outros grandes escritores. Um dia sem sabermos podemos ter a sorte de ter ao nosso lado um autor que venda muito, é preciso acreditar que isso pode acontecer. Há sucessos que se fabricam, mas também há outros que nascem espontaneamente. José Marques já viu e passou por alguns assim. Não refere nomes para não ferir susceptibilidades.
       Esta editora não tem uma especialização, quer fazer livros. Cada livro é um livro e têm que se acompanhar o melhor que soubermos e pudermos. Isto é como ter um filho, primeiro temos que fazê-lo, depois ajudá-lo a crescer, é isso que se tenta fazer com todos os livros que a Editora Fonte da Palavra lança no mercado. Nesta editora gostamos de todos por igual. No entanto, duas ou três colecções vão merecer a nossa atenção, são colecções dirigidas a públicos universitários por professores universitários. É preciso criar esta imagem porque são os estudantes que mais ajudam a divulgar o nosso trabalho.
      Tudo ou quase tudo pode ser editado na Editora Fonte da Palavra. Temos desde o romance, à poesia, ao ensaio, biografias, livro infantil, teatro, cinema, lazer, gastronomia, etc., etc. Mas também vamos tentar arranjar ideias e lançar projectos que não sejam só livros. Temos a certeza que vão aparecer pessoas com projectos criativos e que nos possam interessar fazer.
       Projectos para o futuro é difícil responder, porque o futuro é já o próximo livro. No entanto, ao momento, estamos trabalhar alguns livros novos, de alguma forma já a pensar no futuro. Mas não podemos deixar de pensar no presente. E porque estamos a trabalhar com vários organismos oficiais, podem também eles apresentar alguns projectos de futuro. Quer isto dizer no imediato.

2 comentários:

  1. O nascimento de uma editora, nos dia de hoje, além de espantar é de louvar.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado em nome do José, que não sendo propriamente um leigo nesta matéria, terá sempre em mãos este desafio, como diz, nada fácil nos dias de hoje.

    ResponderEliminar