Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Teatro - Miguel Real

      A Fonte da Palavra tem vindo a dar uma importância particular ao teatro. Quem mais o faz? É fácil encontrar a resposta. Não é, por isso mesmo, de estranhar que possamos descobrir em catálogo algumas das obras mais recentes de Miguel Real. Talvez se associe este nome ao romance, mas nem tudo passa pelo romance e a dupla é particularmente imbatível e duma simpatia digna de todo o realce. 

     Cada um por si ou os dois em conjunto, temos escrito teatro de temática histórica e de resgate de momentos culturais importantes na história da cultura portuguesa. As três peças ora publicadas possuem uma outra dimensão - são peças de actualidade e de intervenção social - a primeira, Vodka e Cachupa, trágica, sobre os imigrantes, que mudaram radicalmente a face da cultura portuguesa, a segunda, Uma Família Portuguesa, dramática, sobre as tensões que atravessam a família portuguesa hoje, e a última, Viúva Recente, cómica, sobre as indecisões e as perplexidades de uma mulher portuguesa divorciada ou viúva, que ambiciona retomar a normalidade da vida.

Vodka e Cachupa -Menção Honrosa no Prémio de Teatro Bernerdo Santareno de 2009

Uma Família Portuguesa - Grande Prémio de Teatro da Sociedade Portuguesa de Autores / Teatro Aberto, Levado à cena no Teatro Aberto, com encenação de Cristina Carvalhal, 2010, espectáculo seleccionado para o Festival de Teatro de Almada e para um Festival de Teatro na Finlândia

Viúva Recente - Prémio de Teatro Bernardo Santareno de 2009
http://www.fontedapalavra.com/catalogo.htm

1 comentário: