Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 28 de junho de 2011

O Conde da Vidigueira nas provas do 9º ano

       Vieira correspondeu-se com o Conde da Vidigueira, sim, da Vidigueira, pelo menos no séc. XVII era assim que o Padre António Vieira tratava o Marquês de Nisa e a Condessa da Vidigueira nas cartas. Marquês de Nisa ou Conde da Vidigueira, um descendente do Conde de Vidigueira, sim,  de Vidigueira, à moda de Saramago, e que veio a lume no exame nacional do 9º ano.
       É mais um dos achados, não o Achado, da Caverna, que esse aprecio particularmente, mas um dos achados de Saramago e que, de repente, como passe de mágica do Acordo, entram na norma. Espero, sinceramente, que não sejam penalizados os alunos que teimem em identificar a personagem como o Conde da Vidigueira, esquecendo-se, em bom saramaguês, do conde de Vidigueira.

     E já agora, a talho de foice, o texto até pode ser que fique bem no contexto geral da prova, mas para mim é duma pobreza franciscana que dá dó, não resisto à tentação de o dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário