Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

O dia da Troika

     Proponho o dia 10 de Junho como o primeiro feriado a ser retirado em memória da Troika. Por outras palavras, um feriado a ser suspenso até que voltemos a ser soberanos e nação livre de humilhações. É ridículo que um país faça a celebração duma independência e duma nacionalidade que lhe foi parcialmente amputada.
    Não duvido que Camões, lá em qualquer céu etéreo onde se encontre, vai encarar esta ideia com a maior das simpatias e até nos manda um piscadela de olho, piscadela não, pois ficaria com os olhos fechados, em sinal de aprovação.
      Que me importa a mim que se fale de dia da raça ou dia das comunidades, se a TV, logo a seguir, passa programas onde os nossos compatriotas afirmam que tão cedo não pensam cá pôr os pés; e os que cá estão, falo particularmente dos mais jovens, só pensam em pôr-se ao fresco. Dia da raça, ou dia do "pisga-te enquanto é tempo"; dia das comunidades, ou dia o "fisga-se que nunca mais lá volto". Que me importa a mim que seja o dia de "Camões" se até o Primeiro Ministro demissionário vai para Paris estudar Francês e Filosofia, quando para ele bastavam Lusíadas somente.
Parafraseando o Poeta, e como prova de que bastaria conhecer o Poeta para não precisar de porcaria de Filosofia nenhuma, ainda por cima vinda de Paris, cito:

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a fortuna sobejaram,
Que para mim bastava amor somente.

Tudo passei; mas tenho tão presente
A grande dor das cousas que passaram,
Que as magoadas iras me ensinaram
A não querer já nunca ser contente.

Errei todo o discurso dos meus anos;
Dei causa a que a fortuna castigasse
As minhas mais fundadas esperanças.

De amor não vi se não breves enganos.
Oh! quem tanto pudesse, que fartasse
Este meu duro Génio de vinganças!"


2 comentários:

  1. Não te esqueças que Camões não tinha grande visão política...Tivesse e não dedicaria os Lusíadas ao "grande" D.Sebastião...

    lol

    Estamos com a soberania suspensa...Não me preocupa. Já estamos assim há muito. Lamento é que disso não se tenha consciência:)

    ResponderEliminar