Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



sábado, 9 de outubro de 2010

Congresso das Ordens Religiosas

      Decorrerá nos inícios de Novembro o Congresso das Ordens Religiosas. O momento é particularmente importante e não é alheio às celebrações do Centenário da República. Basta ler o programa e conhecer os responsáveis pela oragnização para perceber que será um espaço aberto a todos, independentemente do pensamento individual de cada um. Mas o mais importante, do meu ponto de vista, está no facto de ser um congresso que vai encarar o presente e o passado sem vergonha.
      A República, através da maioria dos seus ideólogos passados e presente, teve este cancro que parece não ter cura, dividiu a nossa História em gloriosa e vergonhosa, como se a gloriosa fosse possível sem o contributo daquela a que supostamente catalogaram como conservadora e causa de todos os atrasos. Basta olhar para a Rotunda do Marquês em Lisboa para entender o que digo. Um país que pensa desta forma não é intelectualmente sério, continua e continuará a ser o país das capelinhas e dos grupinhos, sem um unidade de base que o lance para o futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário