Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 5 de outubro de 2010

Uma monarquia sem monárquicos e uma república sem republicanos

       Este é o título dum pequeno artigo escrito para a Revista Villa da Feira. Não é de forma alguma um ataque à República enquanto regime, pois não saberia neste momento por qual optar, se pela monarquia se pela república, é antes uma tentativa de denúncia do pântano ideológico em que vivemos.
      A frase uma "monarquia sem monárquicos" pertence ao próprio D. Carlos, a segunda é uma imitação da minha parte. Em qualquer dos casos, a situação é praticamente idêntica. No tempo da monarquia, o rei e a Igreja foram responsabilizados por todos os atrasos que o país tinha, o rei foi morto e os frades expulsos. Hoje, quem é o responsável? Quem vai ser o morto, quem vai ser expulso?
      É tempo de modernidade e de mudança, quer voltemos à monarquia, quer permaneçamos na República, algo tem que mudar. Diria a começar pelos símbolos. É tempo duma vez por todas alterar os símbolos da República que, hipocritamente, manteve toda a simbologia monárquica baseada na Batalha de Ourique, no mito do Quinto Império, nação santa, povo eleito.
    Ou por ignorância, ou por manifesta falta de vergonha, pede-se o fim dos símbolos religiosos, mas mantêm-se os mesmos na bandeira, é tempo de os retirar. Lanço já uma sugestão, que tal um Computador Magalhães?

Sem comentários:

Enviar um comentário