Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Angelina, uma mulher do povo na I República

   Em tempo de celebração do Centenário da República, fica aqui também a sugestão para uma das melhores publicações sobre o tema. Digo melhores, quanto mais não seja, pelo facto de escapar ao conjunto de lugares comuns e estereótipos que já dão náuseas. Quanto ao autor, Manuel Dias Duarte, só posso dar o testemunho pessoal dum incansável investigador que tive oportunidade de conhecer recentemente e de quem me tornei admirador.

     Morto o rei D. Manuel II, em 1932, Maria Pia, considerando-se única descendente da ala liberal da Casa de Bragança, reaparece para reivindicar o trono português a que se julga com direito.

     De imediato se urdiu a trama: tratava-se de uma impostora.

     Promovida pela República a dama de companhia da infanta, até que, menina mas ainda não moça, foi levada para longe de casa de seu pai, só a lavadeira de D. Manuel II a poderia identificar.

      http://www.fontedapalavra.com/catalogo.htm

2 comentários: