Este Blogue não tem como finalidade apresentar um trabalho científico sobre o Judaísmo, a cabala ou o Quinto Império. Destina-se unicamente a servir de suporte ao entendimento generalizado das principais figuras deste romance e aos locais onde o mesmo se desenvolve.



terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Citröen BX

      Está na altura de se fazer um peditório nacional para erguer uma estátua a mais um dos fenómenos do providencialismo português, o BX. Seguindo a velha máxima da metáfora peregrina, cornos lembra vaca, vaca lembra leite, leite lembra luar, luar lembra lua, logo a lua é uma vaca. BX lembra Citröen, Citröen Bx lembra rodagem, rodagem lembra Figueira da Foz, Figueira da Foz lembra congresso, congresso lembra PSD, PSD lembra Cavaco, logo o BX é uma estátua.
     Isto claro está, para quem vê o providencialismo no BX; existem os outros que continuam à espera dum outro sinal divino. Partindo do princípio de que ele não se  manifesta mais através dum automóvel, visto que os automóveis já não fazem as célebres rodagens, pergunto onde encontrá-lo?
    Aceitam-se sugestões para o sinal do providencialismo lusitano. Mas nunca nos devemos esquecer dos sinais, o sinal é sempre dos pobrezinhos, é um bom sinal, lembra o Presépio de Belém. O providencialismo chegou de BX e acaboiu por andar de Mercedes, isto mostra-nos a incoerência dos homens; o Messias chegou a Belém de burro e entrou solenemente em Jerusalém de burro. O máximo que poderia pedir-se, neste momento, é que o futuro salvador chegasse de dois cavalos, claro, mais por simbolismo, que o modelo está esgotado. 
    Cá por mim, lanço a primeira pista, o futuro homem providencial acho que devia vir na Ryanair. É isso, de Ryanair, que venha até do Raio que o Parta, mas que venha de Ryanair. Cruzes canhoto, não quer dizer que venha da Irlanda, nada disso, quer dizer que venha de fora e que venha disfarçado de pobrezinho, só isso. 

1 comentário:

  1. Ó hôme adoro esta associação que fazes . se uma coisa lembra outra "atão" lembremo-nos em conjunto sempre é melhor que sozinho e se vier na easyjet??? não pode vir??? sempre é mais baratinho e se easyjet lembra viajar se viajar lembra ferias se ferias lembra trabalho s trabalho lembra coçar a pevide se coçar a pevide lembra aboboras se aboboras lembra esfera se esfera lembra cabeça...quer dizer que somos a easyjet????
    kis :=)
    BOAS ENTRADAS NO ANO NOVO

    ResponderEliminar